Massoterapia
(推拿 “tuīná”)

As terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa são divididas em Cinco Pilares. Com história aproximada de cinco mil anos, os saberes, paradigmas, racionalidades e seus Pilares Tradicionais, são baseados única e exclusivamente em uma literatura milenar clássica, extensa e específica em Medicina Tradicional Chinesa.

A partir dessa Literatura, considera-se todas as definições e métodos para a determinação de padrões de desequilíbrio energético do paciente (padrões de desarmonia) – 辨证 “biànzhèng” e, com isso, elabora-se o procedimento terapêutico – 论治 “lùnzhì”, onde poderá ser usada uma ou mais técnicas/métodos para a harmonização energética.

Os Pilares Tradicionais, métodos e técnicas estão relacionadas abaixo:

Pilar 1: Acupuntura e Moxabustão (针灸 “zhēnjiǔ”)
Pilar 2: Fitoterapia (中药 “zhōngyào”)
Pilar 3: Massoterapia (按摩 “àn mó”)
Pilar 4: Dietética (食疗 “shíliáo”)
Pilar 5: Exercícios terapêuticos (气功 “qìgōng”)

Massoterapia
(按摩 “àn mó”)

Massagem chinesa (推拿 “tuīná”) é uma terapia da Medicina Tradicional Chinesa que consiste em diversas técnicas manuais para massagear e estimular tecidos moles, além de pressionar acupontos com o intuito de promover o fluxo da energia e sangue, prevenindo e tratando doenças. Nesta terapêutica manual também são feitas manipulações (扳法 “bānfǎ”) para realinhar o sistema músculo esquelético e restaurar os padrões neuromusculares.

Dentro dessas terapêuticas clássicas da MTC incluímos a massagem japonesa “Shiatsu” (指圧 “zhǐ yā”) como prática contemplada no Estatuto do Conselho Nacional de Autorregulamentação da Acupuntura.