Reiki
(灵气疗法 “líng qì liáo fǎ”)

O “USUI REIKI RYOHO” é definido de três formas tradicionais:

1- REI: espírito, alma, fantasma, universo, universal. KI: energia vital, atmosfera, mente, coração alma, sentimento, humor, ou seja, energia vital do universo ou energia vital universal. A expressão “USUI REIKI RYOHO” significa, em termos literais, Sistema Usui de cura pela Energia Vital Universal.

2- O REIKI é uma Prática Integrativa e Complementar (técnica ou sistema) de organização natural da saúde. Possui origem tibetana, porém redescoberta no Japão, no século XIX, por SENSEI MIKAO USUI. Diz-se redescoberta porque já era esquecida, constando somente registros da sua existência em alguns documentos em mosteiros budistas.

3- É uma técnica de imposição de mãos, onde a energia vital do universo é canalizada pelo (a) Reikiano (a) e, pela imposição das mãos sobre o corpo do (a) paciente/cliente, essa energia é transmitida de modo a recuperar a fisiologia física, mental e espiritual, de forma natural e energética. O REIKI não exige conhecimento prévio de ciências médicas (biomédicas) ou filosofia. A ação ocorre através do conceito de “harmonia de fases” onde uma delas é altamente vibracional (energia universal) e a outra é o (a) paciente propriamente dito, ou seja, o (a) Terapeuta Reiki une esses dois pontos e assim o efeito terapêutico do Reiki ocorre ao fluir do campo mais vibracional para o de menor vibração, restabelecendo, assim, aspectos fisiológicos do ser.

Dentro dessas terapêuticas clássicas da MTC incluímos a Reiki (灵气疗法 “líng qì liáo fǎ”) como prática contemplada no Estatuto do Conselho Nacional de Autorregulamentação da Acupuntura.