Exercícios terapêuticos
(气功 “qìgōng”)
As terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa são divididas em Cinco Pilares. Com história aproximada de cinco mil anos, os saberes, paradigmas, racionalidades e seus Pilares Tradicionais, são baseados única e exclusivamente em uma literatura milenar clássica, extensa e específica em Medicina Tradicional Chinesa.
A partir dessa Literatura, considera-se todas as definições e métodos para a determinação de padrões de desequilíbrio energético do paciente (padrões de desarmonia) – 辨证 “biànzhèng” e, com isso, elabora-se o procedimento terapêutico – 论治 “lùnzhì”, onde poderá ser usada uma ou mais técnicas/métodos para a harmonização energética.
Os Pilares Tradicionais, métodos e técnicas estão relacionadas abaixo:
Pilar 1: Acupuntura e Moxabustão (针灸 “zhēnjiǔ”)
Pilar 2: Fitoterapia (中药 “zhōngyào”)
Pilar 3: Massoterapia (按摩 “àn mó”)
Pilar 4: Dietética (食疗 “shíliáo”)
Pilar 5: Exercícios terapêuticos (气功 “qìgōng”)
Exercícios terapêuticos
(气功 “qìgōng”):
Os exercícios terapêuticos são as técnicas mais antigas da Medicina Tradicional Chinesa. Consiste na habilidade de manipular a energia (气功 “qìgōng”), manter o corpo flexível com boa movimentação da energia e do sangue através de movimento coordenados.
Dentre as diversas técnicas podemos citar: oito peças do brocado (八段锦 “bāduànjǐn”), exercícios dos cinco animais (五禽戏 “wǔqínxì”), boxe supremo (太极拳 “tàijíquán”), exercícios respiratórios daoístas (导引”dǎoyǐn”), exercícios em 18 terapias (练功十八法 “liàngōngshíbāfǎ”), Oito Trigramas – Luta de oito palmas (八卦掌 “bāguàzhǎng”), Clássico da mudança dos tendões e músculos (易筋经 “yìjīnjīng”), Cinesiologia em Medicina Chinesa (人体工学 “réntǐgōng xué“), etc.